
Trabalhar com alunos de PLNM tem
sido para mim uma experiência enriquecedora e transformadora da minha vida
profissional e, acima de tudo, pessoal.
Cada aluno estrangeiro que chega à escola,
traz consigo uma história única. São histórias de coragem, de recomeço, de
saudades, de esperança.
No início chegam receosos,
inseguros, diante de um idioma que lhes é estranho e de um mundo novo que os
rodeia, e é aí que começa a magia do PLNM. Aos poucos, com palavras simples,
olhares, gestos e muita paciência, vamos construindo uma ponte entre culturas,
entre o “não compreendo” e o “falo um pouco português” e o olhar de medo vai-se
transformando num tímido sorriso de confiança.
O ensino de PLNM é feito de
conquistas silenciosas e progressos, muitas vezes quase invisíveis, mas com
muito significado e muito importantes para cada aluno. É muito mais do que
ensinar uma língua, é dar aos alunos ferramentas para que cada um encontre a
sua confiança, a sua autonomia e o seu lugar na escola. É ensinar a dizer “bom
dia”, mas também valorizar cada história que cada um traz consigo. É, também,
ensinar que todos contam.
A sala de PLNM não é só uma sala
de aprendizagem da língua, é um lugar de empatia, de humanismo, de abraços, de
respeito pela diferença. Muitas vezes é o espaço que conforta e que aconchega.
E é isto que torna este trabalho tão especial: saber que cada palavra, que cada
frase aprendida pode ser uma porta aberta para uma nova vida e novas experiências,
que certamente farão a diferença na vida de cada um.
Isabel de Matos, professora de Português e PLNM, pioneira do
projeto de PLNM da Escola Secundária Júlio Dantas
Sem comentários:
Enviar um comentário